quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Os Números Kármicos

Depois de tantos meses volto ao blog e aos meus leitores de numerologia, e antes de qualquer coisa quero agradecer às dezenas de milhares de acessos e leituras!
Quero aprofundar hoje aqui um pouco mais sobre o simbolismo dos quatro números Kármicos. São eles o 13, o 14, 0 16 e o 19. Essas cifras ao serem obtidas no cálculo do mapa numerológico não devem ser reduzidas, mas interpretadas com mais atenção! Eles devem ser mantidos em suas dezenas e não serem reduzidos às suas unidades. O Karma é o retorno natural de nossas ações a nós mesmos e como já disse aqui no texto Numerologia Kármica, não são nem punição nem premiação, são a oportunidade de aprendizado para a alma em seu processo evolutivo! O fato de se obter um ou mais números Kármicos num mapa não é motivo para alarde, nem nenhum tipo de mau agouro. A Numerologia assim como a Astrologia aponta caminhos, mas não pode determinar o grau de maturidade espiritual de uma alma. Pessoas com numeroscópios muito parecidos lidam de modo diferente com situações muito parecidas! Outras, com pouco ou nenhum desafio Kármico, relevante em seus mapas vivem vidas cheias de provações. O que pode significar, entre outras coisas, que não estão processando Karmas passados, mas criando muitos na vida atual.
É importante salientar também que os números Kármicos podem surgir em qualquer um dos dígitos que compõem o mapa numerológico individual, como número da motivação, persona, caráter, caminho de vida, Karma familiar, número psíquico etc. Muito embora o número 13/4, especificamente, seja bem raro na data de nascimento. Do mesmo modo é bom lembrar que as descrições abaixo se mostrarão em diferentes intensidades para cada pessoa. Para uns serão apenas sentidas internamente, na forma de fantasias ou medos. Para outros serão expressas de modo tão natural que essas pessoas podem até resistir em reconhecer que têm um problema, tamanha a naturalidade com que encararão essas características nos traços de sua personalidade!
Bem, vamos aos números e seus significados:


O 13

As treze luas do calendário sagrado pagão. Ciclos importantes...

Este é um número cheio de superstições negativas, a maior parte criada na antiguidade e com muitas motivações bíblicas! Cristo era o 13º membro de uma irmandade e foi traído e sacrificado! Do mesmo modo o fim do mundo começa no capítulo 13 do Apocalipse, e assim por diante. Por outro lado este é um número altamente sagrado nos ritos pagãos. As treze luas do ano tinham significados específicos e representavam a perfeição da passagem da roda do tempo onde o homem estava inserido. Por isso é o número das transformações profundas, o que tanto pode ser um processo natural, contínuo e imperceptível como o envelhecer, ou tão súbito quanto o morrer! O décimo terceiro arcano do tarot é conhecido como A Morte, por esse motivo!

No Mapa – Indica que em vidas passadas pode ter havido excessiva negligência das responsabilidades tanto pessoais quanto sociais. Esse número cobra a disciplina e a vigilância constante sobre o que foi construído ou conquistado. Demanda esforço, empenho e muita disciplina. As coisas simplesmente não vêm facilmente. Essas pessoas, e as áreas correspondentes nos seus mapas, têm de fazer mais esforço que a média para atingir bons resultados. Pode ocorrer que desde muito cedo o lado sóbrio da vida teve de ser considerado. Esta pessoa pode ter trabalhado duro desde pequenina, ou assumindo muitas responsabilidades de modo precoce, não tendo tempo para ser criança. As dificuldades financeiras também acontecem cedo e são constantes. Se a consciência não sucumbir à negatividade, à indolência, à postergação e à preguiça e desenvolver a resiliência, o otimismo e o bom humor, os desafios Kármicos deste número são superados! Bem desenvolvido é a cifra do grande empreendedor.


O 14

Ísis ressuscita seu marido, Osíris.

Este também é um número muito interessante, com conotações místicas tanto no paganismo quanto no cristianismo. Na mitologia egípcia Isis reuniu os catorze pedaços de seu marido Osíris, que fora esquartejado por seu irmão e rival Seth, reuniu-os e soprou vida nova neles. Assim seu amado esposo pode renascer para governar o mundo e o Universo! Também catorze são as estações do calvário de Cristo até a cruz, onde ele é sacrificado e renasce para a vida eterna. No tarot o 14º arcano é justo A Temperança, símbolo da conciliação harmoniosa das partes da consciência que fazem surgir uma nova percepção de si mesmo e da vida!

No Mapa – Com certeza a vida pregressa teve como prioridade um hedonismo desenfreado onde a satisfação dos desejos pessoais e dos vícios de toda a sorte foram a tônica! Desperdício de recursos, obsessões sexuais, vício em adrenalina, drogas, bebidas e outros desvios podem ser o chamado da destruição pessoal de quem possui esse número. Esta consciência deve aprender a viver seus instintos sem se apegar a eles. Deve buscar um propósito interior para tudo o que faz e nas atividades a que se dedica. Do mesmo modo devem procurar a convivência harmoniosa com os seus semelhantes, pois não é incomum essas pessoas serem avessas ao convívio com outros ou terem tendência a explorar ou degradar os que estão próximos! Se este indivíduo viver o melhor deste número, desenvolverá desde cedo um sentido profundo de ética nas relações sociais. E, longe de ser um puritano moralista, será alguém capaz de viver os prazeres da vida e do sexo de modo maduro, afetivo e responsável! Bem desenvolvido é o grande conciliador, popular e amado.


0 16

O Jogo de Búzios, diálogo com os orixás.

Segundo os ensinamentos antigos toda a criação teve sua origem na união dos quatro elementos primordiais, água, fogo, ar e terra que ao se combinarem formaram dezesseis subelementos. Esses subelementos formam a base de algumas das iconografias mais antigas do planeta! Na cultura daomeana os orixás são dezesseis deidades que representam forças da natureza. O diálogo com essas forças se dá através do jogo de búzios ou do ifá, sistemas oraculares com dezesseis peças cada. Do mesmo modo os arcanos geomânticos, um dos sistemas oraculares mais antigos da humanidade, representam as estações de desenvolvimento da alma. E as dezesseis cartas da corte do tarot simbolizam as possibilidades de manifestação e interação humana com o mundo externo através da sua personalidade. Ou seja, o 16 é a cifra da constante interação, acomodação e destruição das formas em busca de sua perfeição.

No Mapa - Este é um Karma de poder ou de perdas, ou de ambos! Indica que em vidas passadas este indivíduo sofreu muitas derrocadas do ego com fracassos de todo tipo, ou usou seu poder pessoal para conseguir as coisas a qualquer custo! Motivado por valores pífios como orgulho, vaidade, vingança etc. Muitas disputas ocorreram e podem ocorrer de novo nesta vida. Muitas vezes para essas pessoas os familiares são pessoas estranhas ou competidores de algum modo. É bem provável que alguns dos familiares atuais sejam os rivais de outras existências. Podem ocorrer muitas perdas de bens, ou até mesmo de pessoas queridas, por morte ou separações súbitas. Rompimentos dramáticos e difíceis de explicar também são uma tendência nas relações pessoais. Muitas falências, recomeços financeiros etc. Para essas pessoas o caminho é um dos mais difíceis, que é o aprendizado do perdão, da paciência e do desapego em todos os sentidos. Os valores espirituais devem ser considerados, assim será menos provável que se envolva com os apelos inferiores do ego. Bem desenvolvido é o iluminado, cheio de sabedoria, amor, desapego e compaixão.

O 19

Antikythera, mecanismo grego do séc. II a.C que mostra
os 235 meses lunares do ciclo Metônico.


O número 19 tem o seu simbolismo irremediavelmente associado ao do sol. No século V a.C o matemático e astrônomo grego Meton descobriu que 235 meses lunares (de 28 dias cada) correspondem a dezenove anos, e que depois deste período todas as fases lunares caem nos mesmos dias do nosso calendário solar. Esse ciclo de dezenove anos em que essa sincronia ocorre ficou conhecido como ciclo Metônico. O número dezenove passou a ser chamado de o número do sol vitorioso, pois depois desse intervalo de tempo a Lua se submete a ordem solar. Uma espécie de triunfo da luz sobre as trevas! Não é à toa que este é o numero do arcano de O Sol no tarot, e que ele vem depois do arcano de A Lua, simbolizando essa vitória da luz da consciência sobre as trevas da inconsciência. O dezenove tem em si o peso do simbolismo do poder, da luz e do triunfo!

No mapa – Esse número indica que em vidas passadas seu portador teve grande poder e influência e bem provavelmente os utilizou com tirania, desdém por seus subordinados e muito pouca ou nenhuma ética! Este número pode indicar um Karma com o coletivo, desde pequenos à grandes grupos. Muito frequentemente esta pessoa será levada à cargos de liderança e ou chefia de todo tipo e seu desafio será o de deixar que o abuso de poder não se repita na vida atual. Deve procurar levar todos aqueles que estão sob seu comando ao seu melhor desempenho e ao crescimento tanto do coletivo quanto do indivíduo. Muitos portadores deste número podem ter um grande medo de cargos de liderança, pois interna e inconscientemente eles temem repetir os erros do passado! Para essas pessoas os temas do poder e da liderança são muito tensos. São dados a fantasias de desprezo por seus colegas ou liderados, porque no fundo se sentem melhores que eles. Mas devem aprender que um líder não é um pai autoritário, mas um irmão mais velho amoroso e cúmplice que nunca esquece, porém, de sua responsabilidade!

O que há para ler:

Numerologia, Carma e Transformação
De: Anny Luz. Editora Madras. São Paulo, 2008.

Simbolismo e o Significado dos Números
De: Hajo Banzhaf. Editora Pensamento. São Paulo, 2009.

Leia também o artigo Numerologia Kármica

2 comentários:

  1. Baseado no comentário anterior quero destacar que Número Kármico é diferente de Karma. O número kármico é um AVISADOR para que a pessoa possa transmutar esta energia negativa de vida passada através da reformulação de comportamentos/psiquismo. A pessoa que possui número kármico é uma grande dádiva para que o no presente possa restaurar suas energias. Estudo há 40 anos numerologia e sou consultor. Acompanho casos e posso afirmar que a pessoa que possui número kármico (AVISADOR) em seu mapa numerológico precisa de um trabalho intenso para vencer a energia negativa acumulada em vidas anteriores. É difícil. Mas ganhando consciência pode transmutar, pois caso não viva de acordo terá perdas. Este é o ponto crucial (perdas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Roberto Obrigada pelo seu comentário,agora eu entendi,o numero carmico.

      Excluir